v. 13 (2018)

Movências Interdisciplinares da Utopia


Capa da revista

O dossiê Movências Interdisciplinares da Utopia apresenta alguns textos proferidos no congresso realizado de 26 a 30 de maio de 2018, em Maceió-Alagoas, organizado pelo grupo de pesquisa Literatura & Utopia e o PPGLL (Fale/Ufal), em parceria com o SOTEPP (Unit-AL), com coordenação geral de Ildney Cavalcanti (UFAL). Os autores desta seção são Alfredo Cordiviola, Joan Haran, Edson Luiz André de Souza, Amanda Priscila Santos Prado, Fabiana Gomes de Assis e Ildney Cavalcanti.

Da seção de textos avulsos participam Lucas Parreira Álvares, que revisita criticamente o conceito de comunismo cru, e Lucimara Leite, que apresenta Christine de Pizan (1363-1430).

A terceira seção traz traduções inéditas da carta-prefácio da Utopia de Thomas More (por Ana Cláudia Romano Ribeiro) e de um texto do século XVII francês, Histoire du temps, ou relation du royaume de Coqueterie, de François Hedélin (por Ana Cláudia Romano Ribeiro e Lucas de Souza Guimarães).

A seção final traz uma coroa de sonetos, os Sonantes repugnetos: uma croa roída de Pedro Marques. 

A arte da capa é de Ghustavo Muniz a partir da pintura Always together, de Daiva Staškevičienė, com detalhes de outras obras desta artista.